Publicado por: Ernesto Antonini | 15/01/2010

O concurso Miss Santa Catarina 2010 vai colaborar com a Associação Passos da Integração de Itajaí-SC.

[Via Miss SC]

A Associação Passos de Integração, é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundada em 8 de Junho de 2001, na cidade de Itajaí – SC, com filial na cidade de Balneário Camboriú – SC.


Sob o lema – “A Serviço da Valorização da Vida”, a Associação Passos de Integração desenvolve quatro (4) Programas (2009), sendo que três são desenvolvidos em Itajaí e um em Balneário Camboriú.

O primeiro – denominado “Recanto Infantil Marcos Valdir Moroso”, é uma Casa-Lar para abrigamento de crianças entre 0 e 12 anos de idade, implantado em Agosto de 2001. Um viés implantado em 2007 visa a adequar o programa de acolhimento institucional às novas diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária, para permitir a implantação e implementação dos Programas de Famílias Acolhedoras.

O segundo – denominado “Programa Acolher e Cuidar”, visa a orientação, apoio e acompanhamento de crianças e adolescentes egressos de programas de acolhimento institucional (abrigos) do município de Itajaí – SC, – foi implantado em Março de 2004 em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário da Comarca de Itajaí, garantindo às crianças e aos adolescentes atendimento, apoio e acompanhamento periódico e sistemático, proporcionando à familia orientação quanto aos cuidados com os filhos, com ênfase aos cuidados relativos à higiene, saúde e educação – bem como, facilitando o encaminhamento para os Programas da Rede de Atendimento Municipal, assegurando o acesso a uma melhor qualidade de vida familiar.

O terceiro denominado “COMVIVER” é um Programa de Famílias Acolhedoras, e tem por objetivo desenvolver junto às Instituições de abrigamento do município de Itajaí, ações técnicas e políticas garantindo às crianças e aos adolescentes, desprovidos de proteção integral, quando afastadas de suas famílias de origem – o direito à convivência familiar e comunitária, utilizando como recursos, o acolhimento familiar, promovendo e garantindo os seus direitos fundamentais, viabilizando paralelamente, o exercício da cidadania de seus grupos familiares, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

O quarto – denominado “Programa de Orientação e Apoio Sociofamiliar – PASF”, objetiva não apenas somar, mas também reforçar as ações dos programas já implantados no município de Balneário Camboriú (SC), que já atuam dando o apoio sociofamiliar e para assegurar ainda mais, que os direitos das crianças e dos adolescentes não sejam violados, fortalecendo assim uma política sustentada nos direitos humanos.

Desta forma, o objetivo maior do programa é, prestar atendimento à criança e/ou ao adolescente em seu contexto familiar sob ameaça ou violação de direitos, visando a garantia dos seus direitos fundamentais e o fortalecimento dos vínculos familiares. Isto, especificamente por meio de atendimentos individuais, visitas domiciliares, atendimento interdisciplinar, atendimento aos casais e famílias em conflito, reuniões em grupos/encontros terapêuticos, geração de rendas, assistência jurídica, orientação e apoio familiar, entre outros, para a defesa dos direitos de cidadania. Esta nova possibilidade de fortalecer a “instituição família” procurará buscar o estabelecimento de um plano de trabalho participativo, que valorize a própria família, na busca de soluções para seus conflitos, sempre contando com o apoio técnico, até que se possa novamente alçar vôos, rumo a uma vida mais estruturada e de qualidade.

O PASF volta sua atenção principalmente para atender a demanda do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Tutelar e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Município de Balneário Camboriú (SC), em face do surgimento cada vez mais freqüentes nestes setores, de conflitos familiares e para atuar tanto no atendimento e orientação destes como no trabalho preventivo de conflitos.

O programa é financiado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú, aprovado pelo CMDCA.

A entidade está presente na composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí – Comdica, no Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas da Região dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Itajaí (SC) e no Conselho Municipal de Assistência Social.

Colabore você também!


Sede Administrativa

Rua Getúlio Vargas, 52 – Bairro Vila Operária
Itajaí
Santa Catarina
88303-220
Brasil
47 | 3349-9632
47 | 3349-4897
http://www.passosdeintegracao.org.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: